3 de agosto de 2012

DM tipo 1 - Alimentação


No passado, os conselhos alimentares para diabéticos eram muito restritivos relativamente ao consumo de hidratos de carbono. Os alimentos ricos em açúcar eram excluídos da dieta. Isto gerava sentimentos de culpa nas pessoas com diabetes quando "quebravam as regras". Comportar-se como as outras pessoas, por exemplo, variar o consumo de alimentos e satisfazer o ocasional "desejo" de doces, eram comportamentos criticados nos diabéticos e encarados por muitos como um "pecado". Trata-se de uma abordagem desactualizada e inadequada. A inclusão de alimentos em quantidades moderadas de açúcar não implica o agravamento do controlo da glicose no sangue.

O controlo da diabetes, por si só, não exige necessariamente a manutenção de padrões de alimentação rígidos, especialmente quando se está sujeito à administração pré-prandial de insulina através do tratamento com injecções múltiplas ou com uma bomba infusora, embora seja importante fazer refeições regulares e saber as quantidades de hidratos de carbono adequadas. Muitas pessoas com diabetes têm vidas activas e produtivas, apreciam a sua alimentação e controlam os níveis de glicose no sangue de forma eficaz. Quanto mais conhecimentos adquirir acerca dos alimentos ricos em hidratos de carbono e sobre a forma como actuam nos níveis de glicose no sangue, mais facilmente irá controlar a diabetes. Este capítulo fornece informações detalhadas sobre a glicose no sangue e os diferentes tipos de alimentos, sendo no entanto aconselhável consultar um nutricionista para se informar sobre os aspectos gerais de uma alimentação saudável.

É importante ter cuidado com a alimentação, mesmo quando não tem diabetes. No entanto, lembre-se de que a alimentação não deve ser encarada como um medicamento. A comida deverá ter bom aspecto e ser saborosa. As refeições devem ser agradáveis e, por isso, há que desfrutar da comida e sentir satisfação depois de comer. Se estiver concentrado apenas no facto de a comida "ser saudável" e nada mais, não apreciará a refeição. Será muito mais gratificante falar com um nutricionista sobre os alimentos mais adequados ao seu caso e obter um plano alimentar com base nos horários de refeições, nas rotinas e nas preferências que são importantes para a sua família.

"O que posso comer?", "O que devo evitar?" Estas questões são geralmente colocadas pelas pessoas a quem foi recentemente diagnosticada a doença. Normalmente, o comentário depois da primeira consulta no nutricionista é: "Fico feliz por saber que posso comer quase de tudo o que comia antes de ter diabetes". Os conselhos do nutricionista deverão envolver toda a família desde o início. Num estudo realizado na Finlândia com crianças com diabetes Tipo 1, todos os membros da família passaram a consumir mais leite magro, queijo e carnes frias com baixo teor de gordura. Além disso, passaram a comer mais fruta e legumes.

Fonte: ONETOUCH

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...