3 de agosto de 2012

DM tipo 1 - Nutrição

As pessoas com diabetes devem excluir o açúcar da sua dieta, certo?

Errado. Nos dias de hoje, a investigação mostra que os diabéticos podem desfrutar da sua alimentação e ter ao mesmo tempo uma vida saudável e activa. Comer bem pode parecer uma tarefa muito difícil, mas os alimentos que contêm uma quantidade moderada de açúcar são muitas vezes aceitáveis. Conhecer os alimentos que têm hidratos de carbono e a forma como eles afectam a glicose irá ajudar o seu filho a gerir a diabetes - de qualquer forma não se esqueça nunca de que os alimentos devem ser uma coisa divertida para toda a família, e não um medicamento aborrecido. Um nutricionista pode ajudar a afinar o plano alimentar do seu filho, mas este guia aborda alguns dos princípios básicos.

De uma perspectiva histórica, os nutricionistas aconselhavam o diabético a seguir uma dieta muito restrita no que se refere à ingestão de hidratos de carbono. Os alimentos com teor de açúcar eram excluídos da dieta. Isto criou um sentimento de culpa nas pessoas com diabetes quando "quebravam as regras". Fazer o que maior parte das outras pessoas faziam, por exemplo, alterar uma determinada refeição ou satisfazer uma vontade de comer doces, era desencorajado e até visto por algumas pessoas como um "pecado". Mas esta é uma abordagem antiquada e desadequada. Não está demonstrado que a inclusão de alimentos com quantidades moderadas de açúcar agrave o controlo de glicose.

Não é provável que seja necessário cumprir um padrão rígido de refeições com alimentos seleccionados unicamente por causa da diabetes, especialmente se estiver a tomar insulina antes das refeições com injecções múltiplas ou bomba de insulina, embora seja importante ter hábitos alimentares regulares e conhecer as quantidades de hidratos de carbono. Muitas pessoas com diabetes levam uma vida completa e variada, desfrutam da sua comida, e conseguem ao mesmo tempo controlar os níveis de glicose de forma eficaz. Quanto mais conhecimentos tiver sobre os alimentos com teor de hidratos de carbono e os respectivos efeitos sobre glicose, maior controlo terá sobre a sua diabetes.

É importante ter cuidado com o que come, mesmo não tendo diabetes. Mas lembre-se de que a comida não deve ser encarada como um medicamento. Os alimentos devem estar bem apresentados e ser saborosos. As refeições significam prazer, devemos desfrutar e sentir-nos satisfeitos depois de comer. Se apenas se concentra sobre alimentos que são "bons para mim" excluindo tudo o resto, não encontrará nenhum prazer em comer. Será muito mais gratificante, se conversar sobre o que pode comer com um nutricionista, que o irá ajudar a elaborar um plano de refeições com base nos horários de refeições, nas rotinas e nas preferências que são importantes para a sua família. "Nunca deve comer o que não gosta", diz Sherry Waldron uma nutricionista inglesa.   "O que posso comer?", "O que devo evitar?" Estas questões são geralmente colocadas pelas pessoas a quem foi recentemente diagnosticada a doença. Normalmente, o comentário depois da primeira consulta no nutricionista é: "Fico feliz por saber que posso comer quase de tudo o que comia antes de ter diabetes". Os conselhos do nutricionista deverão envolver toda a família desde o início. Num estudo realizado na Finlândia com crianças com diabetes Tipo 1, todos os membros da família passaram a consumir mais leite magro, queijo e carnes frias com baixo teor de gordura. Além disso, passaram a comer mais fruta e legumes.

As recomendações nutricionais serão baseadas em requisitos para todas as crianças e adolescentes saudáveis. As crianças precisam de duplicar a ingestão energética entre os 6 e os 12 anos de idade, para crescerem fortes e saudáveis. Nessa altura, elas precisam de comer mais alimentos ricos em energia e proteínas. No entanto, se não reduzirem a sua ingestão energética assim que o crescimento cessar, elas correm o risco de se tornar obesas. Neste momento, não existem evidências científicas para recomendar suplementos vitamínicos e minerais.

Fonte: ONETOUCH

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...